quarta-feira, janeiro 24, 2007

Como escolher um Health Club?

Principais motivos para procurar um Health Club: Quando se olha ao espelho gosta do que vê? Após subir algumas escadas fica ofegante? Quase a desfalecer? Discute com toda a gente? Mau humor? Sem paciência para nada? Ansioso? Stress?! Tem problemas cardíacos? Respiratórios? Osteoperose? Diabetes? Coluna? ... Fuma? Tem excesso de peso ou é extremamente magro? Sabe Nadar? E Dançar? Tem pouco equilíbrio?

Mais do que uma moda, o exercício físico é hoje considerado uma necessidade. Por isso a desculpa: “Não tenho tempo!” deixa de ter qualquer significado, pois sem saude não precisa do tempo para nada!

Este artigo irá ajudar a encontrar o clube mais indicado para si!

Antes de iniciar a selecção dos factores mais importantes na escolha de um Clube, será importante destinguir um Ginásio de um Health Club. Imagine uma sala com máquinas cardiovasculares (bicicletas, passadeiras, elípticas, steps...), máquinas de musculação e tonificação e pesos livres – isto é um Ginásio.

Num Health Club terá de acrescentar vários Estúdios (onde poderá praticar as mais diversas aulas de grupo - Pilates, Yoga, Body Combat, RPM, Danças, ...), Zonas de água (com Piscinas para Natação, Hidroginástica ou Hidrobike, Jacuzzi, Sauna e Banho Turco) e ainda uma série de serviços adicionais como restaurante, cabeleireiro, Spa, estética, creche, actividades para crianças...

Obviamente que o que mais lhe interessa é um Health Club. É importante que opte por um clube com muita variedade e opções de treino pois manter a MOTIVAÇÃO é a chave para o sucesso.

1º Factor : Localização

Deve começar por visitar clubes que fiquem mais próximos do seu local de trabalho ou de residência. Pois quanto mais curta a viagem menor a probabilidade de “desvios”.

Imagine que trabalha em Lisboa, mora em Cascais ou Oeiras e no fim de semana viaja para o Porto. Não era excelente ter um clube que pudesse treinar em cada uma destas localidades? Não é utopia, actualmente existem clubes com várias unidades, localizadas em diferentes zonas da cidade e mesmo do país, e oferecem o livre acesso a todos os clubes. Se é esta a sua situação procure um destes clubes, pois aumenta imenso a assiduidade dos seus treinos.

2º Factor: Higiene

Este é um aspecto primordial para se sentir bem no seu clube.
Um dos locais mais delicados são os balneários e zonas de duches.

Não se inscreva num clube que tenha os balneários e duches sujos, ou com muita humidade e odores desagradáveis (são as causas principais da existência de fungos e bactérias). Ou mesmo placas de plástico ou madeira sobre o chão pois a sujidade vai-se acumulando por baixo das placas e poderá provocar problemas dermatológicos.

Procure Clubes com balneários espaçosos e com cacifos para poder deixar as suas coisas.

3º Factor: Pessoas

A maneira como será recebido durante toda a visita nas diferentes áreas do clube é uma forma de prever como será tratado posteriormente como sócio.

Tenha em atenção a simpatia e o profissionalismo de toda a equipa desse clube, desde a recepção, comerciais e instrutores.

Repare também nas pessoas que estão a treinar. Como se comportam, como treinam, se utilizam a toalha para proteger as máquinas do suor, se cumprem as indicações do clube...assim poderá saber se o clube consegue transmitir e cumprir as suas normas e procedimentos.

4º Factor: Equipamentos

Verifique que tipo de equipamentos oferecem. Se são recentes, se têm várias máquinas para não ter períodos de espera quando estiver a treinar.

Mesmo que não esteja familiarizado com este tipo de espaços, analise a sua disposição, se gosta do ambiente, se tem luz natural ou pelo menos que a luz artificial seja a ideal, boa climatização, pois é fundamental que se sinta bem.

Alguns clubes oferecem opções de entretenimento nas áreas de treino, como musica ambiente, “cardio theater” ( durante o treino cardiovascular poderá escolher entre canais de TV e rádio – pois este tipo de treino necessita de uma “ajuda” a nível de motivação)
Esteja atento! Observe!

5º Factor: Serviços

A maioria dos clubes já oferecem sem qualquer custo adicional uma toalha de treino, um cacifo diário, shampô e gel de banho, orientação inicial (onde irá desenvolver, juntamente com um instrutor, um plano de treino especificamente para si, mediante os seus objectivos, necessidades e limitações).

Mas existem outros serviços que poderá adquirir para maximizar ainda mais os seus objectivos, como é o caso do treinador pessoal (onde irá ter um instrutor 100% dedicado a si, sem o deixar desmotivado e com o compromisso de que irá treinar). Este tipo de serviço é cada vez mais procurado devido aos seus excelentes resultados.

Pode encontrar clubes que oferecem cursos especializados (danças africanas, sevilhanas ou brasileiras, tai-chi ou pilates de nível avançado, natação, defesa pessoal...)

Opções não faltam, por isso inscreva-se em clubes com este tipo de oferta.

6º Factor: Extra

Para rentabilizar ao máximo o seu tempo, opte por clubes com oferta de serviços de restaurante, tratamentos de corpo e rosto, spa, cabeleireiro, creche e actividades para crianças, lavagem de automóveis, spa dentário, lojas de roupa.

7º Factor: Estacionamento

É cada vez mais difícil conseguir estacionar o seu automóvel qualquer que seja a rua ou tamanho do seu veículo! Só na procura de um lugar para estacionar poderá perder mais de 30 minutos, que certamente irá potenciar o seu nível de stress e desistindo do seu treino. Por isso procure clubes com estacionamento próprio ou pelo menos próximo ao clube. Na maioria dos clubes não terá de pagar qualquer valor adicional por esta mais-valia.

8º Factor: Relação Valor / Qualidade

Como estamos a falar da nossa saude e do nosso bem estar, é certamente uma prioridade de investimento.

Não esquecer que na maioria das vezes o barato sai caro.
Mais vale investir um pouco mais num clube de qualidade com vários tipos de opções e conseguir o objectivo desejado, do que optar por um clube mais modesto só porque é 10€ ou 20€ mais barato (corresponde a um jantar ou a um cinema) e não atingir os resultados.
Pense no retorno desse investimento a médio e longo prazo!

Agora que já tem toda a informação que necessita para encontrar o seu clube (ou “lugar de culto”) porquê que ainda está a ler o artigo?

Bons Treinos.

Por Mafalda Marques – Relações Públicas
Holmes Place Health Clubs Portugal
Fonte: Holmes Place

Etiquetas: , ,

eXTReMe Tracker
hpportugal@contraditorio.com